****BOLETIM CAMINHO DE LUZ*** Salvação [158/09) (31/07/2009) (ano 5)

segunda-feira, 31 de julho de 2000 comente
no mail with banners
 

Salvação

Uma vez salvo, sempre salvo? 

A salvação ocorre pela graça de Deus. Mas fomos salvos pela graça para as boas obras (Ef 2.8-10). Tiago, ao contrário do que muitos pensam, estava de acordo com Paulo quanto à necessidade de o cristão verdadeiramente salvo demonstrar que é salvo pelas suas boas obras.

É preciso observar que a nossa salvação envolve três tempos e três aspectos. No passado, fomos justificados, santificados e regenerados (aspecto posicional). No presente, devemos operar a nossa salvação com temor e tremor (Fp 2.12), seguindo a paz com todos e a santificação (aspecto progressivo), sem a qual ninguém verá o Senhor (Hb 12.14). No futuro, nossa salvação será a glorificação (aspecto perfectivo); seremos libertos da presença do pecado, e não apenas de seu domínio.

Portanto, quem é salvo, hoje, deve continuar, permanecer salvo, em Cristo (1 Co 15.1,2; Ap 3.11). É um erro pensar que não é preciso fazer mais nada, depois de salvo. O salvo que se preza é mais salvo, a cada dia, posto que está mais próximo de sua glorificação (Rm 13.11).

Indubitavelmente, a salvação é pela graça, segundo a Bíblia (cf. toda a Epístola de Romanos). Por outro lado, é simplismo pensar que uma vez salvo, ainda que pela graça, salvo para sempre. Pela sua graça, Deus dá o que não merecemos, mas Ele só me deu a salvação porque eu a quis receber. Deus mesmo me capacitou para aceitá-la; deu-me a fé (Ef 2.8,9) e a possibilidade de arrependimento (At 11.18; Rm 2.4), a fim de que eu receba livremente a salvação.

A graça de Deus não exclui a minha escolha. Se qualquer salvo escolher "naufragar na fé" (1 Tm 1.19,20), ou apostatar (1 Tm 4.1), ou desviar-se, como fez Judas (At 1.25; 2 Pe 2.1,20-22), com certeza abrirá mão da preciosa salvação pela graça. Ninguém resolverá negar a Cristo na eternidade, pois estaremos na eternidade, glorificados (Rm 13.11; Fp 3.13,14). Estaremos libertos da presença do pecado, e não apenas de seu poder.

Não devemos permitir que a lógica humana nos impeça de pensar biblicamente (1 Co 2.14,15) e de considerar todo o desdobramento da doutrina da salvação, que abrange passado, presente e futuro. O homem possui, sim, a livre-vontade e pode rejeitar a obra de Cristo realizada na cruz. Por isso, Deus amou o mundo de tal maneira, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo 3.16). Deus é poderoso para nos guardar de tropeçar, desde que permaneçamos em Cristo (Jo 10.27,28).

O que o irmão entende por apostasia? Trata-se do abandono consciente da salvação - ou seja, é mais que heresia. Somente o crente, salvo, pode apostatar! O ímpio não tem do que se desviar, conscientemente, mas o salvo tem (1 Tm 4.1). Pode ser um equívoco pensar que uma vez salvo posso fazer o que quiser, mas é exatamente isso que fazem alguns dos que se apegam à máxima "Uma vez salvo, salvo para sempre".

Deus sempre quis que todos se salvassem (1 Tm 2.4) e não tiraria a salvação de ninguém, posto que é misericordioso. Reitero que Ele não tirou de Esaú o direito à primogenitura. Mas Esaú a perdeu! Por quê? Porque foi profano. O próprio lago de fogo foi preparado para o Diabo e seus anjos (Mt 25.41), numa prova de que Deus não deseja que os seres humanos vão para lá, porém muitos homens irão para o Lago de Fogo (Ap 20.21.8; 22.15). E não irão para lá por não terem sido alcançados pela graça de Deus, e sim porque serão "julgados cada um segundo as suas obras" (Ap 20.13).

Quem é salvo pela graça de Deus é participante da natureza divina quanto aos atributos comunicáveis da deidade (2 Pe 1.4-9), e essa natureza clama por santidade, e não por pecado (Gl 5.22; Cl 3.1-17). Sem dúvidas! Mas isso é apenas o aspecto posicional da nossa salvação.

Há uma luta dentro de nós: a natureza carnal se levanta contra a espiritual (Gl 5.16-21). Quem prevalecerá? Dependerá de quem a prevalecência do homem regenerado? É preciso levar-se em conta o aspecto progressivo (no presente) e perfectivo (no futuro). Fomos salvos, estamos salvos e devemos permanecer salvos! Isso à luz da Bíblia (1 Co 15.1,2; Ap 3.11 [aqui não se trata de galardão, pois o verbo "ter" está no presente]; Mt 24.13; Ap 3.5, etc.).

O salvo pela graça caminha para glorificação (Ef 4.11-15), e não para a corrupção do pecado. Mas o salvo não é um robô programado para progredir por conta própria, a cada dia! Ele precisa crescer na graça e conhecimento (2 Pe 3.18), e isso depende de sua cooperação (Fp 2.12). Paulo foi chamado desde o ventre de sua mãe, mas não foi desobediente à visão celestial (At 26.19). A Bíblia diz para nos achegar-nos a Deus (Tg 4.8; 1 Pe 2.4). Ele faz a sua parte, porém temos de fazer a nossa (Ez 24.13).

Deus nos concede graça para perseverarmos até aquele grande Dia. No entanto, o Senhor Jesus nos manda vigiarmos para continuarmos em pé (Lc 21.36). E a Palavra de Deus menciona pessoas que cairão e irão para o lago de fogo (Mt 7.21-23). O irmão citou 1 Pedro, mas é preciso ler também as partes em que esse apóstolo fala da vigilância, em sua primeira carta. Além disso, ele próprio a quem Deus usou para nos alertar quanto ao perigo de voltarmos às corrupções do mundo (2 Pe 2.20-22).

Portanto, a salvação é pela graça, sem dúvidas. Mas precisamos atentar para textos como 1 Coríntios 15.1,2: "Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis, pelo qual sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão".

Em Cristo,
Ciro Sanches Zibordi

Reuniões
sábados - 10h escola
17h culto
quarta-feira - 19h oração
sexta-feira - ao por do sol - oração

Apresente nosso Boletim a um amigo!
Atingimos a marca de 444 inscritos!!! Graças a nosso Pai que tem permitido nosso ministério atingir a cada dia  mais almas sinceras que buscam o conhecimento Dele... ajude-nos a disseminar esse conhecimento, ajude-nos a dar o alarme de "sai dela povo meu". (apocalipse 18:4)

Vamos difundir a Luz!
Somos o sal da Terra e a Luz do mundo.
Basta ele enviar um e-mail em branco para
caminhodeluz-sp-
subscribe @yahoogrupos.co
m.br

O BOLETIM CAMINHO DE LUZ É MANTIDO POR NOSSO PAI, ATRAVÉS DE OFERTAS VOLUNTÁRIAS



agência 3057-0
conta poupança 1003082-0

AJUDE-NOS
1Coríntios 9: 7

Unidos em um só espírito, pensamento, amor, e fé, conseguiremos ensinar o correto, e transformar os perdidos em achados, e os incrédulos em crédulos....

Eu não tenho o direito de ficar orgulhoso por anunciar o evangelho. Afinal de contas, fazer isso é minha obrigação. Ai de mim se não anunciar o evangelho! (1Co.9.16)

"Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo... Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade?" (Gálatas 1:10 e 4:16).

 "Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas."

(Atos 24: 14)
"Deus prometeu um porto seguro, não uma navegação
tranqüila."
Paulo Barbosa

... onde há muita proibição (legalismo) há pouca conversão!


Sirva ao Senhor e não a uma denominação religiosa!

 


Diariamente a partir das 21h programas com estudos bíblicos

No site de nossa rádio estamos disponibilizando o mp3 de estudos em áudio... verifique!

www.igrejadedeusemsaopaulo.org.br/radioaovivo

Assista ao clip da canção de louvor 
NUNCA MAIS VOU DEIXAR

visite o site da igreja de Deus em São Paulo 
www.igrejadedeusemsaopaulo.org.br

artigos - estudos - apostilas - mensagens - boletins - mp3 de cânticos de louvor - etc...

****BOLETIM CAMINHO DE LUZ*** O Pai da fé [157/09) (30/07/2009) (ano 5)

domingo, 30 de julho de 2000 comente
no mail with banners
 

O Pai da fé

"Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus". [Hebreus 11: 8-10]

Por fé você que começou a ler esse artigo, se mantém firme na sua determinação de continuar perseverando no evangelho até o final, sem se importar com as dificuldades as quais terá que enfrentar. Por fé sabemos que o batismo é para o perdão dos pecados. Por fé nos mantemos firmes, sabendo que a Palavra de Deus é a verdade. Por fé nosso espírito se fez forte a ponto de rejeitar o desequilíbrio atual da cristandade que tem prejudicado seriamente a pregação do evangelho na maioria dos paises desenvolvidos. E que mais se pode dizer a respeito da fé?

Fé é uma das virtudes do espírito humano e atua em nós firmando a paciência e confiança em que as coisas esperadas virão ou não conforme a vontade do Altíssimo, cuja atitude na verdade é a correta e faz com que a pessoa caminhe ordenadamente pela senda da vida sem tropeços ou resultados insatisfatórios, porque na realidade, na vida do crente, o que convém é o que segundo o Altíssimo recebemos. Na verdade o melhor antídoto contra as desordens da ansiedade é a fé. A melhor arma contra o desalento é a fé. Mas como nasceu a fé como ferramenta de uso diário na vida dos crentes? Porque sendo a fé uma virtude do espírito seu uso não é aproveitado por milhões enquanto que um número comparativamente reduzido tira proveito?

Que é a fé

Fé é um termo cristão equivalente ao grego "pistis" que é a palavra usada por todos os escritores inspirados; como tal possui vários significados, entre os quais estão: confiança, firmeza, definição, segurança, fortaleza, lealdade e responsabilidade. Sendo um elemento tão importante nas relações com Deus é interessante notar que nos escritos apostólicos a fé é mencionada mais de 250 vezes, enquanto que nos escritos do Antigo Pacto somente aparece em Isaías 51: 11 e Habacuque 2: 4, mesmo que existam versões que no Antigo Pacto agregam esta palavra, parece que sua menção somente ocorre nestas duas passagens.

Esta notória disparidade conduz a ver que a fé é um elemento de primeira importância entre o povo ganho pelo sangue de Jesus Cristo, pois nos foi projetada como substituto das obras dadas a Israel. É claro que muitos em Israel a praticaram, como os três jovens que não cederam a pressão exercida sobre eles por Nabucodonosor para que adorassem o ídolo. Daniel a quem ser servo de Deus evitou ser devorado por leões, ou a penosa situação sob a qual Esdras, Neemias, Zorobabel e Josué trabalharam na reconstrução da cidade. Como eles, com certeza muitos mais. Mas é evidente, entre a maioria do povo, a carência de fé como elemento imprescindível para a obediência a Deus. Porque se a fé tivesse sido um elemento importante, o povo não haveria fracassado na obediência da lei.

Superioridade da fé

A diferença na obediência a Deus é visível, porque enquanto a lei dominava o espírito e o corpo dos israelitas, a fé nos crentes, causa uma grande diferença com resultados visíveis em suas vidas pessoais. Assim enquanto Israel obedecia por obrigação, no novo pacto, os crentes obedecem por fé. Enquanto Israel obedecia por temor do castigo, os crentes obedecem por amor, como lemos em 1João 5: 3: "Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados". Ao contrário a Israel foi dito: "Portanto, os meus estatutos e os meus juízos guardareis; os quais, observando-os o homem, viverá por eles. Eu sou o SENHOR". [Levítico 18: 5]

Tanto aos israelitas como aos redimidos por Cristo, Deus ordena a mesma obediência, mas aqueles obedeciam por temor do castigo enquanto que nós obedecemos por amor. Dou ênfase a que o amor a Deus nasce da fé.

Na história da salvação pode-se ver a Israel obedecendo pela lei, enquanto que os redimidos por Cristo obedecem por fé.

Algumas manifestações da fé

A fé enternece a pessoa quando ora a Deus. A fé nos diz o quão miseráveis éramos estando no mundo e quão aceitáveis somos vivendo em Deus. A fé é mais poderosa que um martelo para destroçar totalmente a insensibilidade do caráter mais sinistro. A fé inunda a alma de alegria. A fé pessoal é tão poderosa que atrai o olhar do Pai. Pela fé até os corações mais duros derramam lágrimas ao orar. Enfim as manifestações da fé tocam a sensibilidade pessoal através da confiança que existe nas boas relações com o Altíssimo.

O elemento fé nos liga a Abraão

"Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós". [Romanos 4 : 16]

"Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão". [Gálatas 3 : 7]

Grande foi a qualidade de obediência de Abraão desde o chamado para sair de sua terra até os últimos dias de sua vida, por causa disso o povo de Israel adquiriu diante de Deus uma posição que jamais nação alguma chegará a ter. Porém isso não é tudo, essa fidelidade fez com que Deus cumprisse sua grande promessa, a de serem benditas por meio dele (Abraão) todas as famílias da terra, isto naturalmente se refere às famílias da terra que continuem nos passos de Abraão.

Como pode essa promessa vir a ser realidade? Bom, Abraão foi descendente do rei Davi, e por promessa, de Davi descendeu nosso Senhor Jesus Cristo que mandou a seus discípulos pregar o evangelho a toda criatura. Como disse antes, se Abraão não tivesse sido fiel não haveria alcançado as promessas, em conseqüência, Israel não teria existido, tampouco haveria existido o Antigo Pacto, o rei Davi e também nosso Salvador haveria nascido, tudo isso nos faz concluir que se as coisas tivessem sido dessa maneira o cristianismo não existiria.

Nós aceitamos a Jesus Cristo e seus ensinos por fé, e por essa razão viemos a ser sementes daquele grande homem como diz Romanos 4: 16. Isso nos dá a esperança de obter a promessa que a ele foi feita, a qual é possuir o mundo por herança como está escrito em Romanos 4: 13: "Porque a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo não foi feita pela lei a Abraão, ou à sua posteridade, mas pela justiça da fé". Aquelas palavras de Deus em Gênesis 12: 3: "E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra". Significa que qualquer um que causar dano a um filho de Deus, Deus fará com que caia sobre ele o mal, e é a isso que se refere nosso Salvador ao dizer: "Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar". [Mateus 18: 6].

As palavras do mestre não são de sua própria iniciativa, mas tomou como ponto de apoio às palavras ditas por Deus a Abraão, dessa maneira os crentes em Cristo estão tendo várias demonstrações de como o Altíssimo está cumprindo todas as promessas feitas àquele grande homem.

Pequeno significado

Como se disse acima, fé é confiança, firmeza, definição, segurança, fortaleza, lealdade, responsabilidade, contudo, devido à escassa instrução doutrinal, muitos líderes atribuem a fé um só significado o qual se relaciona a segurança de esperar receber o favor solicitado a Deus. Assim à pessoa enferma se dá ânimo dizendo-lhe que por fé Deus a vai curar. À pessoa que perdeu seu emprego se recomenda ter fé que Deus vai responder às suas orações. Quando as relações em casa caminham agitadas por algumas circunstâncias, ao cônjuge, é recomendado ter fé que Deus vai consertar as coisas, etc. Assim a fé, vista dessa perspectiva, com certeza é embasada nos exemplos narrados nos evangelhos onde se olha para os cegos, para os coxos, aos surdos e mudos, aos endemoniados, e aos enfermos graves, recebendo a cura por fé em Jesus Cisto. Desse ponto de vista a fé proporciona vários recursos de grande valor nos quais somente a intervenção de Deus pode socorrer, mas a fé possui significado variado, que vai muito além do sentido de proteção a que a ela é atribuída. Por exemplo Paulo disse em Romanos 14: 1: "Ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas".

Na igreja de Roma daqueles dias existiam diferenças de opiniões com respeito às comidas, porque uns criam que não era pecado incluir carne em sua dieta, outros criam que a santidade consistia em comer somente legumes. Neste texto nos é demonstrado que a fé é tomada significando responsabilidade para cuidar dos fracos na fé. Em Romanos 14: 13 Paulo diz: "Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão". Isso significa que as pessoas que possuem fé, quando dentro da igreja, evitam brigas baseadas em opiniões pessoais que unicamente servem para escandalizar aos de fé fraca. Da forma que Paulo vê a fé, é a forma própria das pessoas maduras no conhecimento da vontade de Deus. De igual maneira a fé é liberdade em Deus em vez de liberdade de Deus, ou seja, a liberdade em Deus consiste no abandono total daquelas ações e atuações pessoais pelas quais a ira de Deus condena a pessoa. Em contraponto a liberdade de Deus significa desobediência ao que Deus ordena.

Enfim, a fé move a pessoa a viver no temor de Deus e evita que ela tome a Deus como desculpa para viver nos impulsos da carne. Fé é maturidade emocional e domínio próprio que evita confusão, pensando que os instintos da carne sejam maturidade em Deus.

Andrés Menjivar – www.iglededios.org  
Tradução: Presbítero Sérgio – igreja de Deus em São Paulo – www.igrejadedeusemsaopaulo.org.br 

Reuniões
sábados - 10h escola
17h culto
quarta-feira - 19h oração
sexta-feira - ao por do sol - oração

Apresente nosso Boletim a um amigo!
Atingimos a marca de 438 inscritos!!! Graças a nosso Pai que tem permitido nosso ministério atingir a cada dia  mais almas sinceras que buscam o conhecimento Dele... ajude-nos a disseminar esse conhecimento, ajude-nos a dar o alarme de "sai dela povo meu". (apocalipse 18:4)

Vamos difundir a Luz!
Somos o sal da Terra e a Luz do mundo.
Basta ele enviar um e-mail em branco para
caminhodeluz-sp-
subscribe @yahoogrupos.co
m.br

O BOLETIM CAMINHO DE LUZ É MANTIDO POR NOSSO PAI, ATRAVÉS DE OFERTAS VOLUNTÁRIAS



agência 3057-0
conta poupança 1003082-0

AJUDE-NOS
1Coríntios 9: 7

Unidos em um só espírito, pensamento, amor, e fé, conseguiremos ensinar o correto, e transformar os perdidos em achados, e os incrédulos em crédulos....

Eu não tenho o direito de ficar orgulhoso por anunciar o evangelho. Afinal de contas, fazer isso é minha obrigação. Ai de mim se não anunciar o evangelho! (1Co.9.16)

"Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo... Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade?" (Gálatas 1:10 e 4:16).

 "Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas."

(Atos 24: 14)
"Deus prometeu um porto seguro, não uma navegação
tranqüila."
Paulo Barbosa

... onde há muita proibição (legalismo) há pouca conversão!


Sirva ao Senhor e não a uma denominação religiosa!

 


Diariamente a partir das 21h programas com estudos bíblicos

No site de nossa rádio estamos disponibilizando o mp3 de estudos em áudio... verifique!

www.igrejadedeusemsaopaulo.org.br/radioaovivo

Assista ao clip da canção de louvor 
NUNCA MAIS VOU DEIXAR

visite o site da igreja de Deus em São Paulo 
www.igrejadedeusemsaopaulo.org.br

artigos - estudos - apostilas - mensagens - boletins - mp3 de cânticos de louvor - etc...

 
Mundo Cristão
Início | Termos de Uso | Política de Privacidade
Vida de bombeiro Recipes Informatica Humor Jokes Mensagens Curiosity Saude Video Games Animals Diario das Mensagens Eletronica Rei Jesus News Noticias da TV Artesanato Esportes Noticias Atuais Games Pets Career Religion Recreation Business Education Autos Academics Style Television Programming Motosport Humor News The Games Home Downs World News Internet Design Entertaimment Celebrities 1001 Games Doctor Pets Net Downs World Enter Jesus Mensagensr Android Rub Letras Dialogue cosmetics Genexus lasofia thebushrajr wingshock tripedes gorduravegetal dainfamia dejavu-transpersonal jsbenfica republicadasbadanas ruiherbon iranianforaryans eaystcheyl fotosdanadir Só Humor Curiosity Gifs Medical Female American Health Madeira Designer PPS Divertidas Estate Travel Estate Writing Computer Matilde Ocultos Matilde futebolcomnoticias girassol lettheworldturn topdigitalnet Bem amado enjohnny produceideas foodasticos cronicasdoimaginario downloadsdegraca compactandoletras newcuriosidades blogdoarmario arrozinhoii | TOPO ▲ |
Template Olga - Tema para Blogger por
:: Blogger'SPhera :: | Copyright © 2008 |