****BOLETIM CAMINHO DE LUZ*** diário - [213/2012] [ano 8]

quarta-feira, 31 de outubro de 2012 comente
no mail with banners
 

Boletim Caminho de Luz [213/2012] [ano 8]

O estudo que hoje iniciamos, embora seja voltado a liderança nas congregações, será de muita utilidade para todos os que fazem parte do Yisrael de YHWH (o corpo do Mashiach) pois os temas que serão abordados se encaixam perfeitamente em todos aqueles que Kefas (Pedro) cita em sua primeira carta: - "Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Ulohim por Yahushua HaMashiach". (1Pedro 2 : 5)

Bom estudo!

Shalom...
________________________________________________________________________

 

UM AVISO DIVINO AOS LÍDERES 

     Líderes qualificados e dedicados merecem o respeito e apoio das ovelhas por eles guiadas. Sha'ul (Paulo) disse: "Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina". [1Timóteo 5:17]. Na carta aos Hebreus encontramos: "Obedecei a vossos líderes, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil". [Hebreus 13:17]. Homens fiéis que amam a Ulohim e aceitam a responsabilidade de ajudar seus irmãos chegarem ao reino devem ser tratados com respeito e apreço. Infelizmente, alguns "líderes" não são dignos de honra. Alguns que se dizem conhecedores da palavra de YHWH não são fiéis no seu ensinamento.

Vamos considerar a mensagem de Jeremias 23 e algumas aplicações dela

     Jeremias profetizou nas últimas quatro décadas antes da queda de Judá à Babilônia. Ele chamou o povo, e especialmente os líderes dos judeus (Yisrael do Sul), ao arrependimento. Jeremias bem entendeu que o principal problema não foi uma questão de diplomacia ou poder militar. Este servo de Ulohim viu a corrupção do povo, de cima para baixo, como motivo do castigo divino iminente. No capítulo 23, ele apresenta uma mensagem de YHWH que mostra a diferença entre o Pastor verdadeiro e fiel e os maus pastores que maltrataram as ovelhas de YHWH.

     Ai dos pastores infiéis: - "AI dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz YHWH. Portanto assim diz YHWH Ulohim de Yisrael, contra os pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e não as visitastes; eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações, diz YHWH. E eu mesmo recolherei o restante das minhas ovelhas, de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; e frutificarão, e se multiplicarão. E levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e nunca mais temerão, nem se assombrarão, e nem uma delas faltará, diz YHWH". (Jeremias 23:1-4)

     YHWH falou aos líderes em Judá, dizendo que eram culpados de negligenciar e maltratar o rebanho dele. Preste atenção nos verbos que ele usa para descrever a conduta destes pastores: destruir, dispersar, afugentar e não cuidar. Pastores devem juntar, alimentar, cuidar, guiar e proteger, mas os pastores de Yisrael faziam tudo ao contrário! Outra coisa marcante nestes versículos é a maneira que YHWH fala do rebanho. Ele o descreve como "o meu povo", "as ovelhas do meu pasto" e "as minhas ovelhas". A linguagem dele mostra o problema raiz do comportamento errado dos líderes. Eles não amavam o povo como YHWH o amava! Para eles, ser pastor era uma posição de destaque, honra e privilégio. Para YHWH, ser pastor era uma posição de responsabilidade, sacrifício e amor.

     Hoje, ainda há muitos que olham para a função de líder como uma posição de honra a ser cobiçada. Buscam o destaque e desejam a honra diante dos homens. Ao invés de agir humildemente como pastores no rebanho local (veja 1Pedro 5:1-3), apresentam-se em todo lugar com o "título" de pastor, bispo ou pior, "apóstolo", além é claro de Rosh, More, Rabino, Papa, Padre, etc. Em outras palavras, "Amam o primeiro lugar nos banquetes e as primeiras cadeiras nas sinagogas, as saudações nas praças e o serem chamados mestres pelos homens" [Mateus 23:6-7]. Tais líderes não qualificados não cuidam do rebanho como devem.

     O Renovo de Davi: - "Eis que vêm dias, diz YHWH, em que levantarei a Davi um renovo justo; e, sendo rei, reinará e agirá sabiamente, e praticará o juízo e a justiça na terra. Nos seus dias Judá será salvo, e Yisrael habitará seguro; e este será o seu nome, com o qual Ulohim o chamará: JUSTIÇA NOSSA. Portanto, eis que vêm dias, diz YHWH, em que nunca mais dirão: Vive YHWH, que fez subir os filhos de Israel da terra do Egito; Mas: Vive YHWH, que fez subir, e que trouxe a geração da casa de Yisrael da terra do norte, e de todas as terras para onde os tinha arrojado; e habitarão na sua terra". [Jeremias 23:5-8]

     Em contraste total com os pastores infiéis, Ulohim apresenta o renovo de Davi, conhecido posteriormente como o Bom Pastor (João 10:11). As qualidades do Mashiach, destacadas neste trecho, identificam um pastor totalmente diferente daqueles corruptos em Judá. Este descendente de Davi é um rei justo e sábio, que executa a justiça (5). Enquanto os nomes dos infiéis cairiam em podridão (Provérbios 10:7), o nome deste Pastor é o mais exaltado de todos: "... será este o seu nome, com que será chamado: "Justiça Nossa" (6). O Bom Pastor seria a manifestação perfeita da justiça de YHWH. O Bom Pastor e seus servos fiéis alimentam e cuidam do rebanho, dando-lhe uma habitação segura. Este Pastor não é ladrão, salteador ou mercenário (João 10:8,10,13). Ele é o Filho sobre a casa, que dá esperança aos seus servos perseverantes (Hebreus 3:6).

     Os líderes contaminados: - "Quanto aos profetas, já o meu coração está quebrantado dentro de mim; todos os meus ossos estremecem; sou como um homem embriagado, e como um homem vencido de vinho, por causa de YHWH, e por causa das suas santas palavras. Porque a terra está cheia de adúlteros, e a terra chora por causa da maldição; os pastos do deserto se secam; porque a sua carreira é má, e a sua força não é reta. Porque tanto o profeta, como o sacerdote, estão contaminados; até na minha casa achei a sua maldade, diz YHWH. Portanto o seu caminho lhes será como lugares escorregadios na escuridão; serão empurrados, e cairão nele; porque trarei sobre eles mal, no ano da sua visitação, diz YHWH. Nos profetas de Samaria bem vi loucura; profetizavam da parte de Baal, e faziam errar o meu povo Yisrael. Mas nos profetas de Jerusalém vejo uma coisa horrenda: cometem adultérios, e andam com falsidade, e fortalecem as mãos dos malfeitores, para que não se convertam da sua maldade; eles têm-se tornado para mim como Sodoma, e os seus moradores como Gomorra. Portanto assim diz YHWH dos Exércitos acerca dos profetas: Eis que lhes darei a comer losna, e lhes farei beber águas de fel; porque dos profetas de Jerusalém saiu a contaminação sobre toda a terra". [Jeremias 23:9-15]

     Jeremias sentiu o efeito da palavra do Santo YHWH e ficou doente por causa da maldade do povo (9-10). Ele viu o povo sofrendo o castigo merecido por ser adúltero e rebelde. Mas esta maldade não era apenas das multidões irreligiosas que não se importavam com as coisas de YHWH. Os líderes espirituais praticavam e incentivavam a iniquidade! "Pois estão contaminados, tanto o profeta como o sacerdote; até na minha casa achei a sua maldade, diz YHWH" (11). Aqueles que tinham o dever de mostrar o caminho da luz iam tropeçar e cair no escuro (12,15). Os falsos profetas de Judá eram piores do que os de Samaria (13-14), e YHWH já havia destruído Samaria! Estes líderes apoiavam e até incentivavam práticas erradas.

     Hoje, muitas pessoas que se dizem líderes e evangelistas fazem a mesma coisa. Pregando um evangelho diluído e atualizado para atrair pessoas carnais, continuam adulterando a palavra de YHWH para manter a lealdade delas. A palavra de YHWH não deve ser alterada e atualizada pelo homem, porque já é perfeita e eterna. Cabe a nós aceitá-la como servos humildes de YHWH.

     Não ouça!: - "Assim diz YHWH dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas, que entre vós profetizam; fazem-vos desvanecer; falam da visão do seu coração, não da boca de YHWH. Dizem continuamente aos que me desprezam: YHWH disse: Paz tereis; e a qualquer que anda segundo a dureza do seu coração, dizem: Não virá mal sobre vós. Porque, quem esteve no conselho de YHWH, e viu, e ouviu a sua palavra? Quem esteve atento à sua palavra, e ouviu? Eis que saiu com indignação a tempestade de YHWH; e uma tempestade penosa cairá cruelmente sobre a cabeça dos ímpios. Não se desviará a ira de YHWH, até que execute e cumpra os desígnios do seu coração; nos últimos dias entendereis isso claramente. Não mandei esses profetas, contudo eles foram correndo; não lhes falei, contudo eles profetizaram. Mas, se estivessem estado no meu conselho, então teriam feito o meu povo ouvir as minhas palavras, e o teriam feito voltar do seu mau caminho, e da maldade das suas ações". [Jeremias 23:16-22]

     Frequentemente, pessoas me dizem que tem o costume de assistir a diversos programas religiosos, porque "todos falam da palavra de YHWH". Outros andam visitando várias "igrejas", mesmo sabendo que ensinam e praticam coisas erradas, porque "se sentem bem". Ainda outros dão pouca importância ao estudo cuidadoso e constante da palavra de YHWH, preferindo ler e ouvir as ideias e os ensinamentos de homens. Mas é isso o que YHWH quer? No ambiente da confusão religiosa de Judá, YHWH não falou para as pessoas ouvirem a todos. Ele disse: "Não deis ouvidos às palavras dos profetas que entre vós profetizam e vos enchem de vãs esperanças; falam as visões do seu coração, não o que vem da boca de YHWH" (16). Jeremias havia profetizado da dureza do castigo divino, e os falsos mestres negavam seus ensinamentos, dizendo que YHWH não ia castigar assim (veja um exemplo disso na desavença entre Jeremias e Ananias no capítulo 28). Hoje, há muitos líderes que dão falsas esperanças. Vamos considerar apenas dois exemplos: Sem minimizar ou negar a gravidade de pecados que YHWH condena.

     Justificam práticas claramente condenadas nas Escrituras, dando aos praticantes falsas esperanças da salvação. Deste modo, alguns justificam relações homossexuais e realizam casamentos de gays, outros apoiam a fornicação de namorados. Muitos inventam todo tipo de argumento para passar por cima das instruções de YHWH, aceitando e até incentivando casamentos adúlteros. Enchem as pessoas de falsas esperanças, pois muitas pessoas que continuam nestas práticas condenadas acreditam que entrarão no reino. Foram enganadas e ensinadas que 1Coríntios 6:9-10 (pessoas que praticam tais coisas não herdarão o reino de Deus) não se aplica a elas! Negar as condições dadas por YHWH para a nossa salvação. Muitos líderes pregam a salvação barata, usando o raciocínio humano para negar as Leis/Torah de YHWH. É incrível, e incrivelmente triste ver até que extremo líderes chegam hoje para anular simples instruções de YHWH sobre o arrependimento e o batismo para remissão dos pecados (Atos 2:38; 22:16; etc.). Como os falsos profetas 600 anos antes de Yahushua HaMashiach, estes mestres enganadores vão correndo para falar, mas não falam a palavra de YHWH (21). YHWH disse na época de Jeremias: "Mas, se tivessem estado no meu conselho, então, teriam feito ouvir as minhas palavras ao meu povo e o teriam feito voltar do seu mau caminho e da maldade das suas ações" (22).

     Os sonhos e as visões: - "Porventura sou eu Ulohim de perto, diz YHWH, e não também Ulohim de longe? Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz YHWH. Porventura não encho eu os céus e a terra? diz YHWH. Tenho ouvido o que dizem aqueles profetas, profetizando mentiras em meu nome, dizendo: Sonhei, sonhei. Até quando sucederá isso no coração dos profetas que profetizam mentiras, e que só profetizam do engano do seu coração? Os quais cuidam fazer com que o meu povo se esqueça do meu nome pelos seus sonhos que cada um conta ao seu próximo, assim como seus pais se esqueceram do meu nome por causa de Baal. O profeta que tem um sonho conte o sonho; e aquele que tem a minha palavra, fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? diz YHWH. Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o YHWH, e como um martelo que esmiúça a pedra? Portanto, eis que eu sou contra os profetas, diz YHWH, que furtam as minhas palavras, cada um ao seu próximo. Eis que eu sou contra os profetas, diz YHWH, que usam de sua própria linguagem, e dizem: Ele disse. Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz YHWH, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com as suas leviandades; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e não trouxeram proveito algum a este povo, diz YHWH". [Jeremias 23:23-32]

     Jeremias enfrentou outro problema que ainda perturba as pessoas que buscam a Ulohim hoje. Falsos profetas usavam seus próprios sonhos como se fossem revelações divinas, enganando as pessoas ingênuas. Não é a mesma coisa que acontece hoje? Supostos profetas preferem falar o que vem do próprio coração, alegando ter sonhos e revelações de YHWH, e não ensinam a verdade eterna que YHWH revelou para todos em Sua Palavra. E muitos ouvintes dão mais importância às revelações particulares do que à mensagem das Escrituras. "A palavra de YHWH, porém, permanece eternamente" [1Pedro 1:25]

Como nos proteger dos falsos mestres

     Como podemos nos proteger dos líderes infiéis e dos falsos profetas? É essencial: Ouvir a Palavra de YHWH (Jeremias 22:29; Atos 28:25-27); Acolher o amor da verdade (2 Tessalonicenses 2:10); Discernir entre o certo e o errado (1Tessalonicenses 5:21-22); e sermos praticantes da Palavra: - "Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas vidas. E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era. Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito". [Tiago 1:21-25]

Líderes aprovados por YHWH

     Há líderes na maioria das congregações. Muitas pessoas almejam a função de líder. Biblicamente, a função dos líderes é cuidar do rebanho (congregação/povo) de YHWH (veja 1Pedro 5:1-2; Atos 20:28). Como servos de YHWH, os verdadeiros líderes mostrarão a sua preocupação com a vontade de YHWH, fazendo e ensinando o que ele diz.

     Nosso estudo sobre líderes, necessariamente, é totalmente baseado na Palavra de YHWH. Antes de entrar no estudo, quero explicar meus motivos. Estou escrevendo este artigo para ajudar pessoas honestas a servirem a YHWH. Conforme o padrão bíblico, eu faço parte de uma congregação local, onde sirvo a YHWH junto com outras pessoas. Não mantemos nenhum tipo de laço com nenhuma denominação. A nossa responsabilidade é de fazer a vontade de YHWH, e aceitamos a Palavra de YHWH como a única fonte de informações sobre a vontade Dele. Eu não tenho nenhum motivo para defender nem atacar qualquer pessoa ou organização religiosa, a não ser propagar que isso não é uma criação de YHWH, mas sim dos homens (nada pessoal contra ninguém). Meu propósito é bem simples: servir a YHWH e ajudar outras pessoas a fazerem o mesmo.

     Sem dúvida, este estudo não agradará a todos. Da mesma maneira que o ensinamento de Yahushua desafiou os líderes religiosos de sua época, a Palavra de YHWH exige mudanças radicais por parte dos líderes de muitas congregações hoje. Não podemos forçar ninguém a mudar, mas podemos e devemos avisar sobre o perigo de seguir a sabedoria humana (leia Provérbios 14:12; Isaías 55:6-9; Jeremias 10:23; Ezequiel 3:18-21). Eu sei, de antemão, que este estudo vai contrariar os ensinamentos e as práticas de muitos "pastores e de muitas igrejas". Mas, eu não posso servir a YHWH e agradar a todos os homens (Gálatas 1:10). Apresento este estudo depois de anos de estudo e oração, com o único propósito de divulgar e defender a palavra pura do Ulohim YHWH. Peço que você digira o assunto com mansidão e o desejo de aprender a aplicar a palavra de YHWH.

continua amanhã se assim YHWH permitir...

A CONGREGAÇÃO
www.acongregacao.org.br 

Queremos lembrar que não só porque enviamos artigos de determinados autores cremos que os mesmos ensinem e pratiquem toda a Verdade da Palavra de YHWH (João 17: 17), pois poderemos discordar totalmente dos mesmos em assuntos outros além daqueles abordados nos artigos aqui postados.

Em nosso site estamos disponibilizando, para download, o mp3 de estudos em áudio... verifique!

Escute estudos em áudio visitando a página de estudos em áudio de  nosso site...
acesse!

Apostilas e livros digitalizados para download, é só acessar e salvar no HD de seu computador

Escute 24 horas de boa música!!!

Entre em contato conosco!

O BOLETIM CAMINHO DE LUZ É MANTIDO POR NOSSO PAI, ATRAVÉS DE OFERTAS VOLUNTÁRIAS

 

agência 3057-0 / conta poupança 1003082-0
 

agência 7909 / conta corrente 07193-3

AJUDE-NOS 2Coríntios 9: 7

Apresente nosso Boletim a um amigo!
Atingimos a marca de  6058  inscritos!!! Graças a nosso Pai que tem permitido nosso ministério atingir a cada dia  mais almas sinceras que buscam o conhecimento Dele (isso sem contar os repasses que chegam a mais de 20.000 pessoas)... ajude-nos a disseminar esse conhecimento, ajude-nos a dar o alarme de "sai dela povo meu". (Apocalipse 18:4)

Vamos difundir a Luz! Somos o sal da Terra e a Luz do mundo.
Basta ele enviar um e-mail em branco para
caminhodeluz-sp-subscribe @yahoogrupos.com.br
site da newsletter: http://br.groups.yahoo.com/group/caminhodeluz-sp/ 


Sirva a Yahu e não a uma 
denominação religiosa!

"Eu não tenho o direito de ficar orgulhoso por anunciar o evangelho. Afinal de contas, fazer isso é minha obrigação. Ai de mim se não anunciar o evangelho!" (1Co.9.16)

"Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo... Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade?" (Gálatas 1:10 e 4:16).

Unidos em um só espírito, pensamento, amor, e fé, conseguiremos ensinar o correto, e transformar os perdidos em achados, e os incrédulos em crédulos....

2000 anos de história onde se somarmos romanismo + paganismo obteremos, catolicismo e protestantismo

... onde há muita proibição (legalismo) há pouca conversão!

O Boletim Caminho de Luz diário (via e-mail) e o Boletim mensal em sua versão impressa são produzidos, distribuídos e editados pela congregação que está em  Ferraz de Vasconcelos - SP - Brasil
Para baixar os boletins mensais prontos para impressão
acesse

5

****BOLETIM CAMINHO DE LUZ*** Texto diário - para reflexão [819]

comente
no mail with banners

Site Inovação Tecnológica - 30 OUT 2012

terça-feira, 30 de outubro de 2012 comente
Últimas notícias

Raio trator espacial prestes a se tornar realidade

Mesmo puxando apenas micropartículas aqui embaixo, no espaço a força do raio trator pode ser suficiente para deslocar objetos de massa muito maior.    Leia mais...

IBM constrói primeiro chip de nanotubos de carbono

Os elétrons movem-se muito mais rapidamente nos nanotubos de carbono do que no silício. E os transistores vão definitivamente para a escala atômica.    Leia mais...

Espelho mais avançado do mundo está pronto

Se este espelho fosse do tamanho do Brasil, sua montanha mais alta teria 2,5 centímetros de altura.    Leia mais...

Sobre Einstein, rodas de carruagens e câmeras de celulares

O que não se sabia é que fenômenos chamados de "ilusões de óptica" têm tudo a ver com a Teoria da Relatividade de Einstein.    Leia mais...

Rádio por software ganha projeto open-source

Rádios por software poderão representar para as comunicações uma revolução similar à que o áudio digital trouxe para a indústria musical.    Leia mais...

Célula solar orgânica carrega bateria sozinha

A nova célula solar gera uma tensão elevada o suficiente para recarregar diretamente uma bateria de íons de lítio.    Leia mais...

Revestimento autorreparador protege alumínio contra corrosão

Quando o revestimento é riscado ele se autoconserta, preservando a capacidade de proteção.    Leia mais...

Projeto Azul montará sistema inédito de monitoramento oceânico

Serão utilizados robôs mergulhadores, boias e imagens de satélite para mapear a região até uma profundidade de dois mil metros.    Leia mais...


Formulário para cancelamento do recebimento deste Boletim.

****BOLETIM CAMINHO DE LUZ*** Texto diário - para reflexão [818]

segunda-feira, 29 de outubro de 2012 comente
no mail with banners

****BOLETIM CAMINHO DE LUZ*** diário - [212/2012] [ano 8]

comente
no mail with banners
 

Boletim Caminho de Luz [212/2012] [ano 8]

NOSSA ATITUDE DIANTE DA SOBERANIA DE YHWH

"Naquela mesma hora se alegrou Yahushua no espírito de santidade de YHWH, e disse: Graças te dou, ó Pai, Ulohim do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve. Tudo por meu Pai me foi entregue; e ninguém conhece quem é o Mashiach senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Mashiach, e aquele a quem o Mashiach o quiser revelar". [Lucas 10:21,22]

     Vamos estudar a aplicação prática desta doutrina em nossas vidas. Yahushua é o exemplo máximo. Ele não rejeitou a doutrina (Lei/Torah de YHWH), mas se alegrou com ela! Esta doutrina nos informa, mas também nos inspira. Não foi dada para satisfazer nossa vã curiosidade, mas para edificar nossas vidas. A Soberania de YHWH significa a Divindade de YHWH. Quando falamos da soberania de Ulohim, queremos dizer muito mais do que o exercício do seu poder. Quando colocamos esse poder em cheque, colocamos em dúvida a própria Divindade de Ulohim. Reconhecer a soberania de Ulohim é reconhecer o próprio Ulohim Soberano!

     Qual deve ser nossa atitude diante da Soberania de YHWH?

I. NOSSA ATITUDE DEVE SER DE PIEDOSO TEMOR

     Por que, hoje em dia, a grande maioria das pessoas se despreocupa com as realidades espirituais, amando os prazeres, ao invés de amar a YHWH?

     Por que o desafio contra o Divino vai se tornando cada vez mais evidente, mais desenfreado, mais ousado?

     Por que a autoridade da Palavra de YHWH tem sido tão deploravelmente rebaixada?

     Por que até mesmo entre aqueles que professam pertencer ao Yisrael de YHWH há tão pouca submissão à sua palavra, sendo seus preceitos estimados como coisa de pouca importância, e deixados de lado?

     Eis a resposta: Porque não há temor de Ulohim! Romanos 3:18 - "Não há temor de YHWH diante de seus olhos".

     YHWH precisa ser temido!

     A Palavra de YHWH ordena que temamos os homens superiores a nós. Por que não temeríamos a YHWH que é superior aos homens? Efésios 6:5 - "Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor...". Filipenses 2:12 - "De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor".

     Houve época na qual era costume descrever o verdadeiro discípulo como "homem temente a YHWH". Infelizmente esse costume tornou-se quase extinto!

     A falta de temor é resultado da rejeição da doutrina da soberania de YHWH!

      Precisamos proclamar a pleno pulmões a doutrina da soberania de YHWH.

      YHWH se compadecerá de nós: Salmo 103:13 - "Assim como um pai se compadece de seus filhos, assim YHWH se compadece daqueles que o temem".

     YHWH olhará para nós: Isaias 66:2 - "Porque a minha mão fez todas estas coisas, e assim todas elas foram feitas, diz YHWH; mas para esse olharei, para o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra.

     Devemos obedecer a Palavra de YHWH: 1Pedro 2:17 - "Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a YHWH. Honrai ao rei".

lI. NOSSA ATITUDE DEVE SER DE OBEDIÊNCIA IMPLÍCITA

     O homem se considera autossuficiente.

     O homem natural está cheio de orgulho e rebeldia.

     O remédio para essa doença é uma visão correta da Soberania de YHWH.

     Faraó não queria obedecer a YHWH. Êxodo 5:2 - "Mas Faraó disse: Quem é o Ulohim, cuja voz eu ouvirei, para deixar ir Yisrael? Não conheço YHWH, nem tampouco deixarei ir Yisrael".

     Faraó achava que YHWH era apenas mais um deus entre muitos, destituído de poder, que não necessitava ser temido e obedecido.

     A rebeldia de Faraó era fruto de sua ignorância quanto à majestade, autoridade e soberania do ser divino.

     Uma visão de YHWH e de sua soberania produzirá a obediência.

     Jó teve uma visão correta de YHWH e isso mudou sua atitude: Jó 42:5,6 - "Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te veem os meus olhos. Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza".

     Isaias também teve uma visão de YHWH: Isaias 6:5 - "Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, YHWH dos Exércitos".

     O mesmo ocorreu com Daniel: Daniel 10:6-9 - "E o seu corpo era como berilo, e o seu rosto parecia um relâmpago, e os seus olhos como tochas de fogo, e os seus braços e os seus pés brilhavam como bronze polido; e a voz das suas palavras era como a voz de uma multidão. E só eu, Daniel, tive aquela visão. Os homens que estavam comigo não a viram; contudo caiu sobre eles um grande temor, e fugiram, escondendo-se. Fiquei, pois, eu só, a contemplar esta grande visão, e não ficou força em mim; transmudou-se o meu semblante em corrupção, e não tive força alguma. Contudo ouvi a voz das suas palavras; e, ouvindo o som das suas palavras, eu caí sobre o meu rosto num profundo sono, com o meu rosto em terra".

llI. NOSSA ATITUDE DEVE SER DE TOTAL RESIGNAÇÃO [RENÚNCIA]

     O reconhecimento da Soberania de YHWH excluirá toda murmuração.

     É natural que queixemos, que lamentemos, quando somos privados de coisas que nos apegamos. Somos propensos a considerar que nossos bens nos pertencem. Quando nossos planos são bem sucedidos achamos que temos o direito de conservá-lo.

     Quando temos uma família feliz achamos que nenhum poder tem o direito de penetrar no círculo familiar e abater um ente querido.

     O instinto perverso do coração humano é clamar contra YHWH.

     Aquele, porém, que reconhece a Soberania de YHWH, cala tais queixas, curva-se perante a vontade divina, reconhecendo que Ulohim não o afligiu tão gravemente quanto ele merece.

     O verdadeiro reconhecimento da Soberania de YHWH admitirá o perfeito direito que Ele tem de fazer conosco o que bem quiser.

     O verdadeiro discípulo dirá: "não fará justiça o Juiz de toda a terra?" [Gênesis18:25]

     Frequentemente há luta, porque a mente carnal permanece no discípulo até o fim de sua peregrinação na terra. Mas, embora lhe haja um conflito no peito, ainda assim, aquele que aceitou essa bendita verdade logo passará a ouvir aquela voz interior lhe falando "acalma-te, emudece" [Marcos 4:39], e a tempestade que ruge em seu interior se aquietará, e a sua mente submissa elevará seus olhos, lacrimosos, é verdade, mas confiantes, aos céus e dirá: "Seja feita a tua vontade".

     Um exemplo dessa atitude temos em Eli, quando ouviu a terrível notícia sobre as vontade de YHWH: 1 Samuel 3:18 - "Então Samuel lhe contou todas aquelas palavras, e nada lhe encobriu. E disse ele: Ele é YHWH; faça o que bem parecer aos seus olhos".

     Jó também teve uma atitude de resignação. Ele era justo e integro, e se há alguém que não merecia passar pelo que passou este alguém foi Jó. No entanto Jó não somente reconheceu a soberania de YHWH quando disse "YHWH o deu, e YHWH o tomou", como também se regozijou com ela "bendito seja o nome de YHWH" [Jó 1:21].

     O verdadeiro reconhecimento da soberania de YHWH leva-nos a submeter nossos planos à Sua vontade: Tiago 4:13-15 - "Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. Em lugar do que devíeis dizer: Se YHWH quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo".

lV. NOSSA ATITUDE DEVE SER DE PROFUNDA GRATIDÃO E ALEGRIA

     Quando o coração aprende essa elevada e bendita verdade da soberania de YHWH, o resultado é bem diferente da submissão a contragosto, àquilo que é inevitável. Haverá uma atitude de gratidão e alegria, como nos ordena a Palavra de YHWH, para que demos graças a Ele por tudo: Efésios 5:20 - "Dando sempre graças por tudo a nosso Ulohim e Pai, em nome de Yahushua HaMashiach". Salmo 103:1 - "Bendize, ó minha alma, a YHWH, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome".

     Quando tudo ocorre conforme os nossos desejos agradecemos a YHWH e demonstramos profunda gratidão a Ele. Mas que dizer daquelas ocasiões em que as coisas ocorrem de maneira contrária a nossos planos e desejos? Devemos reconhecer que todo bem temporal e espiritual vem de YHWH: Tiago 1:17 - "Toda a boa dádiva (temporal) e todo o dom perfeito (espiritual) vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação". O discípulo submisso e confiante na soberania de YHWH terá uma fé operante, e uma fé operante sabe alegrar-se sempre, em qualquer circunstância: Filipenses 4:4 - "Regozijai-vos sempre em YHWH; outra vez digo, regozijai-vos".

     Yahushua HaMashiach se alegrou com a soberania de YHWH: Lucas 10:21,22 - "Naquela mesma hora se alegrou Yahushua no espírito de santidade de YHWH, e disse: Graças te dou, ó Pai, Ulohim do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve. Tudo por meu Pai me foi entregue; e ninguém conhece quem é o Mashiach senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Mashiach, e aquele a quem o Mashiach o quiser revelar".

V. NOSSA ATITUDE DEVE SER DE ADORAÇÃO E CULTO

    Na presença do Rei divino até os serafins "escondem o rosto" em atitude de adoração.

     Qual foi a atitude de Jó? Jó lamentou o seu "azar"? Amaldiçoou os bandidos? Murmurou contra YHWH? Não! Curvou-se perante YHWH, em adoração! Jó 1:20 - "Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou".  

     A soberania divina não é a soberania de qualquer déspota ou tirano, mas é o beneplácito em exercício daquele que é infinitamente sábio e bom. Porque YHWH é infinitamente sábio não pode errar, e, porque é infinitamente justo não fará qualquer injustiça. Aqui, pois, se acha a preciosidade dessa verdade. O simples fato de que a vontade de YHWH é irresistível e irreversível enche-me de receio; mas tão logo reconheço que YHWH só quer aquilo que é bom, meu coração se regozija! Romanos 8:28 - "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a YHWH, daqueles que são chamados segundo o seu propósito".

TERMINANDO

Qual deve ser nossa atitude diante da Soberania de YHWH?

1. Atitude de piedoso temor.

2. Atitude de obediência implícita.

3. Atitude de total resignação.

4. Atitude de gratidão e alegria.

5. Atitude de adoração e culto sem modismos, acréscimos, decréscimos ao que o plano divino estabeleceu desde antes da criação...

A CONGREGAÇÃO
www.acongregacao.org.br 

Queremos lembrar que não só porque enviamos artigos de determinados autores cremos que os mesmos ensinem e pratiquem toda a Verdade da Palavra de YHWH (João 17: 17), pois poderemos discordar totalmente dos mesmos em assuntos outros além daqueles abordados nos artigos aqui postados.

Em nosso site estamos disponibilizando, para download, o mp3 de estudos em áudio... verifique!

Escute estudos em áudio visitando a página de estudos em áudio de  nosso site...
acesse!

Apostilas e livros digitalizados para download, é só acessar e salvar no HD de seu computador

Escute 24 horas de boa música!!!

Entre em contato conosco!

O BOLETIM CAMINHO DE LUZ É MANTIDO POR NOSSO PAI, ATRAVÉS DE OFERTAS VOLUNTÁRIAS

 

agência 3057-0 / conta poupança 1003082-0
 

agência 7909 / conta corrente 07193-3

AJUDE-NOS 2Coríntios 9: 7

Apresente nosso Boletim a um amigo!
Atingimos a marca de  6048  inscritos!!! Graças a nosso Pai que tem permitido nosso ministério atingir a cada dia  mais almas sinceras que buscam o conhecimento Dele (isso sem contar os repasses que chegam a mais de 20.000 pessoas)... ajude-nos a disseminar esse conhecimento, ajude-nos a dar o alarme de "sai dela povo meu". (Apocalipse 18:4)

Vamos difundir a Luz! Somos o sal da Terra e a Luz do mundo.
Basta ele enviar um e-mail em branco para
caminhodeluz-sp-subscribe @yahoogrupos.com.br
site da newsletter: http://br.groups.yahoo.com/group/caminhodeluz-sp/ 


Sirva a Yahu e não a uma 
denominação religiosa!

"Eu não tenho o direito de ficar orgulhoso por anunciar o evangelho. Afinal de contas, fazer isso é minha obrigação. Ai de mim se não anunciar o evangelho!" (1Co.9.16)

"Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo... Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade?" (Gálatas 1:10 e 4:16).

Unidos em um só espírito, pensamento, amor, e fé, conseguiremos ensinar o correto, e transformar os perdidos em achados, e os incrédulos em crédulos....

2000 anos de história onde se somarmos romanismo + paganismo obteremos, catolicismo e protestantismo

... onde há muita proibição (legalismo) há pouca conversão!

O Boletim Caminho de Luz diário (via e-mail) e o Boletim mensal em sua versão impressa são produzidos, distribuídos e editados pela congregação que está em  Ferraz de Vasconcelos - SP - Brasil
Para baixar os boletins mensais prontos para impressão
acesse

5